top of page

PROCURE POR TAGS: 

POSTS RECENTES: 

SIGA

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Instagram Clean Grey

Café com a Lu: Domingos, preguiças e poemas

  • Lu aka rainha da preguiça
  • 23 de out. de 2016
  • 3 min de leitura

Preguiça devia ser meu primeiro nome, porque se tem uma coisa que eu sinto na minha vida essa coisa é preguiça. Apesar de ignorar esse sentimento em prol de seguir em frente com a minha vida e estudar, trabalhar e etc, é inevitável não ser atingida por ela assim que coloco os pés pra dentro de casa – ou toda vez que tenho que sair da cama - e apesar de tentar planejar uma rotina pra cobrir meus interesses e não perder o foco, isso nem sempre dá muito certo e a única coisa que dá vontade de fazer é ouvir uma música tranquila e fazer coisas que não exijam muito da minha mente preguiçosa. Eu não vou me estender e entrar na problemática dessa situação, mas pensei em sugerir algo mais tranquilo e indicar alguns livros e músicas para fomentar aquele seu domingo da preguiça, ou para aquelas tardes voltando do trabalho/faculdade/escola que você só quer chegar logo em casa e tirar as meias, e aqueles dias que você quer ler algo com um final rápido e que talvez te faça rir um pouco. A melhor coisa pra ler nesses dias - pelo menos pra mim - é poesia ou coletâneas de contos. Simplesmente pelo fato de não haver um final distante ou uma história complexa demais que vai demorar para se desenrolar. Um autor que gosto muito de ler, que traz poemas gostosos, fáceis de relacionar com a sua própria vida e que tem muitas vezes possuem uma edição com um visual incrível e que torna todo o aspecto do livro ainda mais especial é o Paulo Leminski. Seu livro "Toda Poesia" é maravilhoso, com poemas bem humorados alguns não nem tanto, mas todos maravilhosos. O outro livro que eu tenho dele é o "Caprichos & Relaxos", um livro pequeno também de capa laranja um livro de bolso que possui poemas diferentes do primeiro, eu diria poemas mais "sérios", e que contém alguns dos poemas já havia lido no "Toda Poesia". Seguem alguns dos meus favoritos de ambos os livros:

" Quem nasce com coração?

Coração tem quer ser feito.

Já tenho uma porção

Me infernando o peito.

Com isso ninguém nasça,

Coração é coisa rara,

Coisa que a gente acha

E é melhor encher a cara. "

"Amor, então,

também, acaba?

Não, que eu saiba.

O que eu sei

é que se transforma

numa matéria prima

que a vida se encarrega

de transformar em raiva.

Ou em rima."

Outro autor com poemas muito amorzinho é o Zack Magiezi, com seus poemas datilografados publicados inicialmente no instragram e com muito sucesso por essa nossa internet, Zack lançou um livro lotado desse poemas, tão relacionáveis e queridos, um livro perfeito pra completar a frase do Djavan e somado a um dia triste e um bom lugar pra ler.

Além destes, não poderia deixar de citar Mario Quintana, com poemas incríveis de versos simples é impossível não se deixar levar e ler seus poemas com muito gosto.

Falando em coletâneas de contos agora, se você gosta de terror nada melhor do que "Histórias Extraordinárias" do Edgar Allan Poe, como eu já disse em outro post, contos de 10 páginas que vão te deixar profundamente perturbado, além disso temos o Stephen King com "Ao cair da noite", que já começa com um conto maravilhoso, com um plot twist arrasador em algumas poucas páginas, o conto "Willa" que é incrível. Se esse não é o caso, tenho outras propostas para você. Na escola nas aulas de português/literatura foram inúmeros os contos de Machado de Assis que tínhamos que ler e eu acabei gostando muito deles e encontrei um livro que reunia boa parte dos contos mais famosos, contando inclusive com os que eu já tinha lido na escola, o livro "Contos escolhidos" é um livro de bolso, fácil de achar em livrarias e bancas de jornal. Um outro livro de contos que vale muito a pena ler é o "Os dragões não conhecem o paraíso" de Caio Fernando de Abreu. Esse livro é maravilhoso, cada conto vai te afetar de uma maneira que você não esperava - cada conto é um tiro - , com personagens marcantes e histórias que muitas vezes vão partir seu coração.

Guia de imagens:

Ft1: Instruções para dizer eu te amo, Zack Magiezi retirado do livro Estranherismos, página 62

Links:

Zack Magiezi facebook: https://www.facebook.com/zackmagiezi/

Paulo Leminski, melhores poemas: http://www.revistabula.com/385-15-melhores-poemas-de-paulo-leminski/

Paulo Leminkski Bio: http://www.releituras.com/pleminski_menu.asp

Mário Quintana Bio: http://www.releituras.com/mquintana_bio.asp

Onde me encontrar: https://www.instagram.com/noisymind_/

 
 
 

Comments


© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page