Café com a Lu: Harry Potter e a criança amaldiçoada
- Lu
- 8 de nov. de 2016
- 3 min de leitura
Pensei em muitas formas de começar esse texto, pensei em começar de forma calma e sensata ignorando o geekgasm que tive depois de ganhar o livro, mas aí eu li o livro e meu psicológico NÃO TÁ NADA BEM QUE LIVRO É ESSE MEU DEUS. Passei por um GRAVÍSSIMO turbilhão de emoções até o final, não estou de brincadeira, li tudo em um dia, em algumas horas para ser mais precisa e isso não acontece faz um tempo. Mas atenção, pode conter spoilers!

Mas vamos começar falando do livro, todos os migos potterheads deviam estar tão ansiosos quanto eu para a chegada do mesmo, ter o Harry de volta a nossas vidas numa história totalmente nova - mesmo que o livro não seja exclusivamente sobre ele- é maravilhoso, mesmo com a parte final das "Relíquias da Morte" contendo uma visão do futuro, eu ainda tinha muitas perguntas e queria detalhes. Mas vamos ao livro, que na verdade é uma peça de teatro baseada na história escrita por Jack Thorne, J.K. Rowling e por John Tiffany (que também é diretor da peça). A peça teve sua grande estreia no dia 30 de julho de 2016 no Palace Theatre, em Londres e foi anunciado que sairia o livro da peça no dia seguinte, 31 de julho de 2016. Teve sua pré-venda no Brasil no dia 31 de outubro deste ano e tem o recorde de maior tiragem em relação aos outro sete livros da saga. O livro começa naquele mesmo dia 19 anos depois do fim de Voldemort, Harry e Gina vão deixar os filhos na estação 9 ¾ e é o grande dia de Alvo Severo Potter, primeira vez indo pra Hogwarts e apavorado com a possibilidade de ir pra Sonserina, tudo parece muito bem mas as coisas começam a desandar. Pra começar Alvo faz uma amizade inesperada com o filho de Draco Malfoy, Escórpio, que apesar do seu pai parece ser uma ótima pessoa. Os dois se tornam melhores amigos, mas lidam com o bullying na escola, Escórpio por enfrentar boatos e Alvo vivendo na sombra no pai e não conseguindo atingir às expectativas de todos. Alvo então canaliza a raiva para seu pai, Harry, que também não sabe lidar com isso, tomando todas as decisões erradas. Para completar a catástrofe, Harry começa a ter pesadelos e sua cicatriz volta a doer e todos ficam perturbados com a possibilidade de Voldemort estar por perto.
Não vou negar, tinha expectativas altas. Queria saber como andava meu trio favorito de bruxos, o que eles andam fazendo e como vai a vida em um mundo livre de Voldemort. Minhas expectativas foram satisfeitas apesar de pensar que o Harry adulto não é assim tão legal e estar um pouco decepcionada com o Rony também, enfrentar batalhas mortais e perder um irmão parece não ter tido grandes impactos na vida dele e ele continua bobo. Além disso temos a problemática da vilã da história. Não quero dar grandes spoilers, todos sabiam que Bellatrix amava Voldemort e que seria impossível que ele a amasse de volta, usando-a apenas como sua seguidora/serviçal portanto é um pouco estranho que algo tenha rolado entre os dois, estranho mas não impossível, estranho mesmo é o timing do nascimento dessa criança.
Os dramas da vida de Alvo Severo podem parecer bem exagerados no começo, ele vai parecer muito irritante e vai fazer e falar coisas que podem te deixar levemente irritado mas ao longo do livro vamos aprendendo a compreender Alvo, principalmente por conta da visão de Escórpio. Também é legal ver todos os personagens sobre uma luz diferente, conhecer um outro lado do Harry, um Harry mais maduro, eu diria mais emotivo também.
Como eu já disse no começo desse texto haja coração! Não estava mentalmente preparada pra isso e não vou negar, fiquei muito emocionada sim. A história é muito comovente e vai além do drama adolescente de Alvo Severo, muitos dos maiores momentos da saga são relembrados e novamente estamos sofrendo com Harry, não só pelas tragédias do passado mas com os problemas do presente. É estranho pensar em Harry Potter como um adulto estável, respeitável funcionário do ministério e não como o menino bruxo que conhecemos e amamos. Mas o amor continua mesmo depois de todo esse tempo.


Guia de imagens:
Foto 01: Capa do Livro versão inglês
Foto 02: Ron, Harry e Mione versão adulta durante a peça. Fonte: https://www.theguardian.com/stage/2016/jul/31/harry-potter-and-the-cursed-child-review-palace-theatre
Foto 03: Escórpio Malfoy, Alvo Severo e Rosa Granger-Weasley. Fonte: http://ladyclever.com/culture/why-j-k-rowlings-cursed-child-needed-more-rose/
Links:
Harry Potter e a criança amaldiçoada bate recorde : http://www.uai.com.br/app/noticia/artes-e-livros/2016/11/01/noticias-artes-e-livros,196694/u2018harry-potter-e-a-crianca-amaldicoada-u2019-bate-recorde.shtml
Onde me encontrar: https://www.instagram.com/noisymind_/
Comments