Café com a Lu: Bichos mágicos, garotas Gilmore, filosofia e taças de vinho.
- Lu
- 12 de jan. de 2017
- 4 min de leitura

Estamos de volta com a programação normal, ou quase, porque hoje vamos falar de muitas coisas e alguns não livros. Quero começar falando sobre Animais Fantásticos e Onde habitam – Harry Potter e os bicho – e sobre isso tenho a dizer: QUI FILMÃO DA PORRA. Eu sou meio suspeita para falar sobre porque me dê qualquer motivo para revisitar o mundo bruxo criado por JK Rowling e eu estou dentro, ainda mais nessa ocasião especial onde temos um ZOÓLOGO BRUXO ENVOLVIDO. Apesar de eu ser uma futura bióloga fresca e não curtir o ramo da zoologia, admiro os corajosos que estão nele e o jovem Newt Scamander é sem dúvida um biólogo/zoólogo, que durante o filme fala a coisa mais bióloga que pode existir: os verdadeiros monstros são os humanos – ou algo nesse sentido- . Mas voltando ao filme, a fotografia é belíssima, a trama cativante apesar de ter uns momentos meio parados. É um filme bem completo e por ter um final tão bem tramado me pergunto como serão os outros filmes e o que eles ainda podem explorar do jovem Newt. Além disso, li recentemente uma matéria – link na descrição- que chamava atenção para o fato do obscurus ser uma metáfora para o sofrimento dos jovens LGBT, uma vez que um obscurus era na verdade um ser humano (criança) que teve que esconder seus poderes mágicos e por conta da repressão acabou por se tornar uma força destrutiva e olhando para a causa LGBT devido ao preconceito muitas pessoas acabam escondendo o que são e essa repressão pode ser mortal e isso é refletido nos altos números de suicídio dentro da comunidade LGBT, principalmente entre os adolescentes.
Segundo assunto, “Gilmore Girls: A year in the life”. Como já disse em posts anteriores era muito fã da série quando era criança e recentemente voltei a assistir na – querida e maravilhosa – Netflix, terminando as oito temporadas. Eu realmente queria saber como andavam Rory e Lorelai, principalmente Rory , porquê eu sempre me identifiquei com ela em algum nível e por conta da sua história sempre achei que ela se tornaria uma grande escritora ou jornalista que ia colocar todo mundo no chinelo. ENTÃO o revival chegou e o que nós temos é Lorelai continua com Luke, porém com uma certa insegurança, Emily viúva e lutando – da sua maneira- para superar o luto e Rory totalmente perdida. Fiquei muito decepcionada, sem grandes spoilers, mas nada do que eu queria para a Rory acontece, Lorelai parece a mesma pessoa com as mesmas confusões e sentimentos de antes a única personagem com uma mudança real foi Emily. Não me entenda mal, estou feliz pela Lorelai e pelo Luke e gosto que ela não tenha desistido dos sonhos MAS RORY QUAL O SEU PROBLEMA???? Li também em uma matéria que vou colocar o link aqui, que Rory é humana e é claro, vai cometer alguns erros e fugir daquela coisa “idealizada e perfeita” que eu e todos os personagens da série esperávamos dela, mas sinceramente esperava que ela estivesse pelo menos mais madura, ao invés disso comete os mesmos erros, talvez ainda mais graves, e fica perdida sem realmente buscar uma solução para seus problemas ou pelo menos ser honesta sobre seus problemas e buscar algum tipo de ajuda.


E agora voltemos aos livros(!!!!!), a indicação de hoje e para aqueles que sentem falta das aulas de filosofia, se chama “Penso, logo existo. Tudo o que você precisa saber sobre filosofia” de Lesley Levene, e faz um resumo dos filósofos mais conhecidos e suas principais ideias de uma maneira bem interessante, eu diria até divertida mas talvez só diga isso porque me interesso pelo tema, não sei se todos pensariam assim. O livro traz também anedotas e conexões externas entre os filósofos inclusive algumas brigas de ego, coisa que eu sempre acho meio cômica, por algum motivo grande pensadores com longas barbas e ternos brigando me parece uma cena hilária. O livro traz também um glossário “Entre metas, -ismos e -ologias” – sempre bom pra esclarecer alguns termos- e por último, algo que eu achei sensacional, ele termina com algumas perguntas para serem respondidas “ da maneira que se achar conveniente – de preferencia na companhia de amigos e de uma generosa taça de vinho”. Seguem algumas dessas perguntas maravilhosas abaixo:
“ – Se uma árvore caí na floresta quando ninguém está lá, ela emite algum som?”
“ – Se os freios do meu carro falham no momento em que vou na direção de uma grupo de crianças que atravessa a rua, tenho justificativa suficiente para jogar meu veiculo sobre a calçada e atingir apenas um pedestre?”
“ – Se a sola e o salto do meu sapato são substituídos inúmeras vezes, meu sapato continua sendo o mesmo?”
“ - Se eu fizer um transplante facial, continuo sendo eu?”
Links:
Sobre Rory Gilmore: http://valkirias.com.br/problematizando-rory-gilmore/
Como Animais Fantásticos e Onde Habitam transmite uma poderosa lição sobre jovens LGBTs: https://medium.com/@christiangonzatti/quem-as-leis-protegem-d30e1a77b751#.gxvbedk5y
Comments